Main

SabeTudo

Projeto que leva telecentros de gestão municipal até os bairros de Sorocaba.

Sabe-se que a implantação dos telecentros do modelo SabeTudo são de custos muito mais elevados do que um telecentro de gestão participativa.

Projeto Sabe Tudo

O projeto Sabe Tudo tem como objetivo principal a inclusão digital. São centros de estudos equipados com 20 computadores avançados, que utilizam a internet como ferramenta de pesquisa , além de disponibilizar à comunidade jornais e revistas e mirante de observação.

A inspiração para esse projeto da Secretaria da Educação, com o apoio da Secretaria de Governo e Planejamento, foi a “Farol do Saber”, de Curitiba. O projeto sorocabano, entretanto, tem várias diferenças. A principal delas é a Tecnologia da Informação, considerada pioneira para uma prefeitura.

O Sabe Tudo é um centro de inclusão digital com oferta gratuita à população de cursos de informática e acesso à internet. Para o gerenciamento do programa, a Prefeitura firmou convênio com a ONG “Projeto Pérola”, que é a responsável pela mão-de-obra qualificada, material didático e aplicação das aulas. O projeto apresenta também espaços para leitura, disponibilizando jornais e revistas.

Em uma edificação vertical, com design moderno e arrojado, os espaços funcionam anexos às unidades de ensino fundamental, em uma área de aproximadamente 200 metros quadrados, para serem utilizadas pelos alunos e pela comunidade.

O investimento da Prefeitura para a construção de cada prédio é de, aproximadamente, R$ 300 mil.

Inclusão Digital de Primeira

Os computadores do “Sabe Tudo” estão em funcionamento por meio do sistema pré-Wimax, que é a tecnologia “wireless” (sem fio), com conexão via IP (Internet Protocol) de banda larga.

O “Sabe Tudo” também tem vídeo-monitoramento e telefone por Internet, o chamado “Voip” (voz sobre IP). O local é monitorado 24 horas por câmeras que enviam as imagens também pelo sistema “wireless”, sem a utilização de cabos. São câmeras internas e externas munidas com sensor de presença.

Faróis do Saber em Curitiba com LTSP, Brasil

Há mais de 3 anos os Faróis do Saber de Curitiba no Paraná já utilizam a tecnologia do LTSP, está muito mais do que testada, em 45 Faróis do Saber e 5 Bibliotecas, possuindo 9 terminais e 1 servidor Ltsp, no total são 450 terminais e 50 servidores, os terminais foram doados pelo Banco do Brasil, Volvo e pela Prefeitura de Curitiba. O Instituto Curitiba de Informática mantém a manutenção das máquinas prestando o serviço de suporte técnico. Ainda não há um cálculo da economia gerada, mas sabe-se que foi consideravelmente grande.

Terminais: IBM 300GL, Pentium 166Mhz, 32MB, Placa de Rede RealTek? 8139-A + EEPROM

Servidores: IBM NetVista?, Celeron 1.8 Ghz, 512MB, 2 placas de rede RealTek?, HD 40 GB

Esse é um grande sucesso!!!

-- EltonRauh - 14 Sep 2008